E o rodapé? Precisa combinar com a porta?
Em qualquer projeto, é fundamental estar atento aos mínimos detalhes, e um desses pontos é em relação aos rodapés e vistas combinando.
Muitos clientes se perguntam se é realmente necessária essa combinação, e se essa também é a sua dúvida, saiba que é o que garante uma boa estética ao ambiente.
No entanto, como são muitas opções de cores e tamanhos, é normal ficar sem saber como criar essa harmonia.
E é justamente isso que você vai descobrir aqui: dicas para combinar rodapé com guarnição!
Rodapé com guarnição o que é?
Antes de saber tudo sobre essa combinação, o que é guarnição?
A guarnição, também chamada de vista de porta, é composta pelo conjunto da estrutura ao redor das portas e da parte inferior da parede.
Apesar do rodapé e da guarnição serem itens separados, geralmente apresentam as mesmas cores e design, harmonizando assim o ambiente.
O rodapé, localizado na união do piso com a parede, tem a função de proteger tanto o piso quanto a parede, e pode ser feito dos mais diferentes materiais.
Já a guarnição, que é a moldura ao redor da porta, dá o acabamento da junção entre a parede e o batente.
Rodapés e guarnição combinando por que é importante?
A principal finalidade de rodapés e das guarnições combinando é promover a harmonia do ambiente, trazendo até mesmo um toque de sofisticação.
Antigamente, o rodapé com guarnição seguia a mesma cor do piso, mas os designers foram inovando, tentando fugir um pouco do padrão.
Hoje, encontramos rodapés e vistas em cores diferentes do piso, entretanto, sem criar um contraste muito intenso.
Mas como combinar? Confira, a seguir, dicas para ajudar a criar essa harmonia.
Como combinar rodapés e guarnição?
Ao combinar rodapés e guarnição, é possível ter um design alinhado com o restante da decoração e com a personalidade de cada um.
Portanto, veja algumas ideias de rodapés e vistas combinando:
- As cores podem ser iguais ou diferentes, porém, sempre combinando com o estilo da decoração;
- Os rodapés e vistas devem ter tamanhos proporcionais, e enquanto os rodapés podem ter diferentes alturas, as guarnições normalmente seguem um padrão;
- Para escolher o material do rodapé com guarnição, leve em conta o estilo de decoração desejado, e quando feitos do mesmo material, a combinação fica mais elegante.
Vale lembrar que no caso de materiais diferentes, o ideal é que não sejam muito contrastantes e as cores próximas.
Além disso, a guarnição deve encostar diretamente no piso e não no rodapé, sempre encontrando uma proporção, o que valoriza a harmonia.
Seja qual for o projeto, uma escolha que sempre dá certo é o rodapé acompanhando as guarnições da porta, ou seja, com estilos parecidos.
As combinações mais usadas são rodapés e guarnições em branco ou no mesmo tom, no entanto, muitos designers combinam o rodapé com as guarnições e pintam a porta de uma cor diferente.
Agora que você já entendeu tudo sobre rodapés e vistas combinando, tenha sempre em mente que é esse alinhamento que proporciona um ambiente com estilo mais moderno e elegante.